Quando assumi a gestão municipal, em janeiro de 2017, afirmei que seria a prefeita das grandes e decisivas oportunidades, por reconhecer que o município nasceu para ser grande. Mas para isso, seria preciso unir. Para Capela ser grande, só dependia de todos nós: governo municipal e a população. Isso vem sendo feito ao longo destes sete anos, ouvindo as pessoas, dialogando e respondendo com muito trabalho e responsabilidade às demandas que vêm surgindo.
Na educação, “a menina dos meus olhos”, a promoção de ações tem sido constante e contempla a todos os atores de uma área tão importante para o desenvolvimento do município. Mantemos um canal aberto para dialogar com os professores e os demais profissionais, com vistas à valorização e formação para a concretização de uma política pública que reflita em resultados na escola pública da rede municipal de ensino.
Garantimos o pagamento do piso e os seus reajustes anuais; investimentos na formação continuada; ofertamos uma merenda escolar de qualidade, em conformidade com a orientação de nossa equipe de nutricionistas e referendada pelo Conselho da Merenda Escolar; ampliamos e reformamos unidades de ensino na sede do município e nos diversos povoados, a exemplo: Escola Municipal Luiz Almeida Mendonça, em Vila Barracas, Escola Municipal Manoel Cardoso Souza, no Povoado Pau D’arco, Escola Municipal Maria do Carmo (Bairro Maria do Carmo), Escola Municipal Antônio Ferreira Carvalho (Bairro Aeroporto), Escola Municipal Aurelina de Melo Sobral (Bairro São Cristóvão) e Escola Municipal Major Honorino Leal (Vila Pedras). Estes e outros benefícios vêm transformando a realidade da educação no município de Capela.
Neste ano, estamos voltados para a melhoria de todos os índices da educação da rede municipal. Para isso, apresentamos neste documento, alguns direcionamentos, sempre afinados com a equipe da secretaria e com a participação dos demais entes envolvidos:
PATI
Programa de Aprendizagem em Tempo Integral
O Programa de Aprendizagem em Tempo Integral (PATI) foi idealizado pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal da Educação que visa o empoderamento educacional dos sujeitos envolvidos por meio do contato com os conhecimentos, equipamentos sociais e culturais existentes na escola ou na comunidade em que esta está situada, com a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas.
Para que o Programa alcance os objetivos pretendidos, é fundamental que a comunidade, alunos, professores, equipe pedagógica, funcionários e famílias se reúnam com a finalidade de discutir e analisar o contexto onde a escola está inserida, as diferentes histórias de vida, os diferentes pertencimentos dos sujeitos.
Esse processo de discussão coletiva tem por objetivo a melhoria da qualidade do ensino, da convivência social, da democratização e acesso ao conhecimento e aos bens culturais.
Desse modo, o PATI - Programa de Aprendizagem em Tempo Integral em Contraturno deverá suprir as demandas pedagógicas da escola e responder aos anseios da comunidade, visando obter resultados ao aluno, à escola e à comunidade.
O PATI atenderá neste ano, cerca de 5.568 alunos da rede municipal de ensino, com foco inicial nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática (com vistas à Recomposição da Aprendizagem devido à Pandemia da COVID-19) e também a oferta das seguintes atividades: Dança, Capoeira (respeitando a realidade cultural de cada comunidade), Esportes, Musicalização, Atividade Física, Jogos, Recreação.
Programa FOCO NA APRENDIZAGEM
O Foco na Aprendizagem será conduzido por profissionais mais atentos a metodologias diferenciadas, numa espécie de um núcleo, dentro do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação. Este serviço acompanhará e atuará nas salas de aulas, cujos alunos apresentem dificuldades de aprendizagem.
Além disso, em parceria com as escolas que ofertam 2°, 5° e 9° anos, realizaremos Formação Continuada dos Professores, com o objetivo de elevarmos os resultados do IDEB e do IDESE (PROVA ESTADUAL). Essas turmas serão monitoradas e acompanhadas pela Coordenação das avaliações externas (equipe formada para dar todo o suporte necessário às escolas, no que se refere a aplicação das provas externas SAEB E SAESE.)
Uma novidade deste programa será a aplicação da Prova Municipal da Educação Infantil (alunos do JARDIM II, 05 anos de idade), o foco será preparar o aluno da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
Na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA estão matriculados neste ano letivo cerca de 650 alunos, distribuídos em 16 unidades de ensino, para o incentivo da permanência do aluno em sala de aula estaremos distribuindo cestas básicas e outros benefícios.
No atendimento Educacional Especializado – AEE contamos com 8 unidades de ensino preparadas para receber e acolher cerca dos 220 alunos.
PLANEJANDO EM REDE
O planejamento em rede é uma estratégia que torna a educação mais equitativa, já que organiza tudo que se refere à aprendizagem de forma comum a todas as escolas. As crianças têm acesso ao mesmo ensino e têm as mesmas oportunidades.
Para sua efetividade, tanto o planejamento quinzenal, o de unidade, assim também como o anual será realizado em rede (seguindo as orientações da BNCC). Atentando-se que a Parte Diversificada, trabalhará a realidade de cada região, sua cultura, e suas particularidades. A Parte Comum será realizada em Rede, supervisionada pelo departamento pedagógico da SEMED.
É nesse cenário de vasta multiplicidade que a escola tem um papel fundamental, alicerçado por profissionais capacitados, trabalhando em conjunto com pais e alunos. É através de uma rede estruturada que mais pessoas terão acesso a uma educação de qualidade, transformando a realidade social e econômica da comunidade, do nosso município e assim por diante. Portanto, fica aqui registrado mais uma vez o meu compromisso com uma educação pública formadora e transformadora. Por uma educação que valorize e promova o cidadão, eu digo PRESENTE!
* (Silvany Mamlak, prefeita do município de Capela, Estado de Sergipe)